CHAPA 1 CONSTRUÇÃO - SINTRAJUFE - PARA FAZER AINDA MAIS

VITÓRIA DA CHAPA 1 - CONSTRUÇÃO!

Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Processo Eletrônico & Saúde do Servidor - veja matéria do saite do Sintrajufe




JEFs recebem relatório completo da Pesquisa sobre Processo Eletrônico e a Saúde dos Servidores 27/7/2010

Foi entregue hoje, pelos médicos do trabalho e assessores do sindicato Geraldo de Azevedo e Rogério Dornelles, aos servidores e juizes dos três Juizados Especiais Federais (JEFs) de Novo Hamburgo, o relatório completo (que inclui revisão bibliográfica, tabelas de dados, discussão de resultados, conclusões e recomendações) da Pesquisa sobre Processo Eletrônico e a Saúde dos Servidores realizada pelo Sintrajufe em parceira com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Na semana passada, o mesmo material foi entregue aos colegas e magistrados dos JEFs de Porto Alegre.
Pesquisa de saúde no interior

Até o final da próxima semana, os médicos do Sintrajufe estarão visitando os servidores dos JEFs de Canoas, Gravataí, Santana do Livramento, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria e Caxias do Sul para realizar, pessoalmente, a entrega do relatório e conversar com os colegas sobre os resultados obtidos na pesquisa.

No ano passado, Dornelles e Azevedo já haviam retornado a cada uma das cidades em que foi realizado o levantamento para apresentação e validação dos dados, os quais foram consolidados em reuniões em todas as unidades pesquisadas, uma etapa importante do processo.
Principais problemas

Um dos principais problemas apontado pelo estudo é a intensificação do trabalho a partir da introdução do processo eletrônicos nas unidades. O número de processos mais que dobrou em quatro anos nos Juizados Especiais Federais, o que não foi acompanhado pelo aumento do número de juizados, nem pelo aumento do número de servidores. Em 2004, eram 65.375 processos para 30 JEFs; em 2008, 133.872 processos e apenas 41 juizados.
Processo eletrônico é quase totalidade

Quando foi feita a pesquisa, há mais de um ano, os processo físicos nos JEFs já eram apenas 6,3% do total; os virtuais, 69,8%; havia lugares com 50% de cada um (17,6%). Para 27,3% dos servidores, com o virtual, aumentou a jornada de trabalho e, para 69,2%, aumentou a quantidade de trabalho. Os motivos desse aumento, de acordo com os pesquisados variam desde pressão externa (das chefias, dos advogados, etc.) até a pressão interna, pois o servidor cria em si mesmo uma aceleração, a fim de dar conta da prestação jurisdicional.

Fonte: www.sintrajufe.org.br

Nenhum comentário: